A qualidade de vida no trabalho
Segundo a Organização Mundial da Saúde, Qualidade de Vida é um conjunto de percepções individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem, e em relação a suas metas, expectativas, padrões e preocupações.
O CONCEITO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A DIVERSIDADE CULTURAL
A diversidade propicia o enriquecimento do clima organizacional pela interação e pela inclusão das pessoas e que essa interação e a própria diversidade cultural afetam e refletem os aprendizados sociais e, ainda, que um trabalho embasado em uma pesquisa de clima organizacional no sentido de aplicar um plano de ação sobre as diversidades presentes nas organizações, é a melhor resposta ao gerenciamento da diversidade com qualidade de vida.
GESTÃO E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.
Diversas inovações na gestão empresarial que trazem melhorias para a qualidade de vida das pessoas foram identificadas: a reengenharia, terceirização, inclusão social nas relações de trabalho, etc. Porém, concluiu-se que as transformações atuais na estrutura e na gestão organizacional acarretam tanto oportunidades quanto desafios a serem superados.
LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO (LER) OU DISTÚRBIO OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO (DORT)
De acordo com o INSS, estas são as principais causa de afastamento do trabalho no Brasil. Segundo a OMS as lesões atingem o trabalhador no auge de sua produtividade e experiência profissional (na faixa dos 30 a 40 anos).
Fatores de risco:
• Tarefas repetitivas e monótonas, ritmo acelerado no trabalho, carga horária excessiva.
• Mobiliários e equipamentos ergonomicamente inadequado obrigando posturas incorretas durante a jornada.
• Má iluminação, temperatura inadequada, ruídos e vibrações.
• Estresse no ambiente de trabalho.
GESTÃO DOS RISCOS À SAÚDE
Observamos que os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos referem-se a fatores ambientais, que a estrutura organizacional apresenta riscos à saúde e que o estilo de gestão pautado no respeito às expectativas do ser humano, nas praticas mais humanas, na gestão participativa, reduz o risco à saúde.
OS CONHECIMENTOS CONTÁBEIS E GESTÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
O propósito de um programa de Qualidade de Vida ou Promoção de Saúde nas Organizações é encorajar e apoiar hábitos e estilos de vida que promovam saúde e bem estar entre todos os funcionários e famílias durante toda a sua vida profissional.
Um programa de Qualidade de Vida existe para gerar estratégias com o intuito de promover um ambiente que estimule e dê suporte ao indivíduo e à empresa, conscientizando sobre como sua saúde está diretamente relacionada à sua qualidade e produtividade.
As empresas já contam com planilhas contábeis destinadas a medir resultados de ações voltadas ao bem-estar dos funcionários, mensuram o retorno de investimentos aplicados em horas de treinamento, lazer, recreação, entre outros, para dimensionar, com precisão, suas ações em qualidade de vida.
Fonte:www.rhportal.com.br
By:LOURDINHA
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